1 O que é a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma zoonose viral, ou seja, uma doença que tem origem em animais. Ganhou o apelido porque foi identificada pela primeira vez em macacos de laboratório. É considerada endêmica em regiões da África. O primeiro caso em humanos foi registrado na República Democrática do Congo, em 1970. Desde então, ela se tornou relativamente comum na África Central e na África Ocidental.
O vírus causador pertence à mesma família (poxvírus) e subgrupo (ortopoxvírus) da varíola humana – muito mais letal e erradicada em 1980 com auxílio da vacinação. As doenças têm semelhanças nos sintomas e na evolução do curso clínico do hospedeiro em humanos, mas a varíola dos macacos geralmente é leve, e não costuma trazer grandes complicações.
2 Qual a situação da doença no mundo?
O número de casos confirmados no mundo passa de 20 mil, em 78 países, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) de sexta-feira (29). Até sábado (30), foram três mortes confirmadas fora do continente africano e cinco na África no atual surto. Além do Brasil, a Espanha confirmou dois óbitos relacionados à doença.