A máquina de contar histórias

“Eu já errei demais, e você não vai me dar uma chance de consertar? Todas as pessoas do mundo merecem uma chance. Até as piores, como eu” (P. 86).

Se envolver no trabalho para se esconder dos problemas, ou enfrentar a dura realidade, é daqueles dilemas bem conhecidos, que se transforma em temática neste livro do Nicholas Sparks brasileiro. Em A Máquina De Contar Histórias, Gomye nos apresenta a vida da família V, um pai insensível e ocupado, uma mãe despedindo-se deste mundo, uma filha rebelde e a filha inocente.

Apesar da temática clichê, a obra de Gomye parece mais com uma pegadinha. No início, o autor nos engana com o estilo meloso, enquanto que as personagens se desenvolvem de forma bem inusitada, nos levando à um final já bem conhecido. Todo o percurso é tratado com delicadeza pelo o autor, que nos faz passear pela mente de cada personagem, nos fazendo entender o conflito interno de cada uma delas.

Vinícius, é um autor consagrado que está prestes a lançar mais uma de suas obras que se tornará um best-seller em poucos meses. Afundado em sua fama e escrita, não se dá conta que em um quarto de hospital, a pessoa que ele mais amou se despede deste mundo. .

Enquanto isso, sua filha mais velha Valentina, de 16 anos, acaba alimentando um ódio por ele. Até que com certa razão, já que a responsabilidade de Vinícius, de acompanhar Viviana, sua esposa, durante a luta contra o câncer, fora transferida para a filha. Depois de muito pensar e analisar uma forma de recuperar o amor das filhas e resgatar o tempo perdido, Vinícius propõe uma viagem. .

Do início ao fim do livro, somos cercados por um estilo de narrativa já batido. Nada contra, afinal, esse tipo de história faz o leitor empatizar. O diferente da obra é deixado para o clímax, quando Vinícius descobre mensagens de sua filha trocadas com uma estranha. Finalmente os clichês são jogado de lado e o ponto mais interessante da obra nos é apresentado. Mas infelizmente logo seguida, voltamos ao roteiro sessão da tarde e o livro se encerra com final feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *