Mostra “Cinema Brasileiro” – 49º Festival de Inverno de CG, 19,20 e 21 de agosto, no Miniteatro Paulo Pontes

Por: Caio Márcio
Postado 15/08/2024
Compartilhe

Dia 19: “Zagati”(2001)-  Curta-metragem, 16 minutos. Direção: Edu Felistoque; Nereu Cerdeira. Direção de Som, Som Direto, Trilha Sonora: Nelson Fonte.

SINOPSE: “José Luiz Zagati, um catador de lixo de 52 anos, é apaixonado por cinema desde a infância. Tendo passado anos revirando o lixo dos outros, conseguiu juntar pedaços de filmes e de equipamentos suficientes para montar um uma pequena sala de projeção em sua própria garagem, onde aos domingos exibe filmes para a comunidade de Taboão da Serra.”(Cinemateca Brasileira).

Após a exibição conferencia/debate com Nereu Cerdeira e Nelson Fonte sobre o filme “Zagati” e a questão do mercado exibidor brasileiro: por que os filmes brasileiros não são exibidos nos cinemas brasileiros ?. Participação: Ricardo Padilha (DF)

Dia 20: Pré-estreia “Antes de ser blues”, curta-metragem, 15 minutos. Direção: Sinedei de Moura Pereira.

SINOPSE: Na fictícia Eldorado a realidade de um mundo em transe e suas consequências na vida dos cidadãos comuns. Um filme “de cinema” com referências ao expressionismo, nouvelle vague, tropicalismo, udigrudi.

Após a exibição debate com o realizador. Presença do elenco e equipe técnica.Participação: Marco Vidal (FUNATEC); Romero Azevedo (Coordenador da Mostra de Cinema)

Dia 21: Celebrando Biliu de Campina no cinema, no palco e na Tv.

Exibição de trechos raros e inéditos do cantor e compositor Biliu de Campina (1949 – 2024) na TV, cantando com Gilberto Gil no Parque do Povo em 1989(Show em Homenagem aos 70 Anos de Jackson do Pandeiro –Direção do espetáculo e imagens: Romero Azevedo); primeira aparição na televisão: Especial “A Paraíba e seus artistas” –TV Paraíba (1988). Roteiro/Direção/Apresentação: Romulo Azevedo; trechos do DVD “Biliu de Campina”, gravado no Teatro Municipal, direção geral: Abílio José.

“Biliu, o maior carrego do Brasil” (2011) – Curta-metragem, 15 minutos. Direção: Lau Barboza.

SINOPSE: O documentário trata da vida e obra do cantor Severino Xavier, mais conhecido como Biliu de Campina, suas músicas recheadas de humor e ironia, sua criatividade e inteligência. Advogado de formação e músico por vocação. Crítico ferrenho do denominado forró estilizado, mantém uma postura em relação ás raízes musicais do Nordeste. Para ele, os ritmos nascem da espontaneidade das manifestações naturais do povo. É um defensor da cultura popular e de sua terra tornando-se um referencial e um patrimônio cultural da cidade.

( Revista Veja – 35° Mostra de Cinema de São Paulo)

Após a exibição debate com a cineasta Lau Barboza, o memorialista Agnelo Amorim, o escritor Noaldo Ribeiro e o Curador da Mostra de Cinema Romero Azevedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *