O “Relembrando o Carnaval” vai levar muita animação para a Feira Central de Campina Grande neste sábado, 24. Realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, o evento vai rememorar o período momesco com a participação de grupos e troças carnavalescas.
Os três projetos carnavalescos: “Bumba Meu Boi Racionais”; “Ala Ursa Racionais” e “Tribo Índios Ubirajara”, que integram o calendário de contrapartidas da Lei Paulo Gustavo, vão sair pelas ruas e entorno da Feira Central a partir das 8h, levando cultura popular e revivendo o Carnaval Tradição da cidade. A ação também integra o mapa da programação cultural do Campina Folia 2024.
A concentração do cortejo vai acontecer na Rua Manoel Farias Leite (Feira de Flores). Depois ele segue em desfile para a Rua Professor Antônio de Sá, passa pela Rua Carlos Agra e, por fim, vai para a Rua Manoel Pereira de Araújo, animando as pessoas que frequentam a Feira Central.
Sobre os grupos:
Fundado em 1996, inicialmente com o nome “Boi Coração da Conceição”, a agremiação tem a sede no bairro da Conceição, em Campina Grande. Em 1999, passou a ser nomeado de “Bumba Meu Boi Racionais”, levando a alegria e irreverência da figura folclórica aos carnavais da cidade.
Já a Ala Ursa Racionais foi fundada em 2008, também em Campina Grande, no bairro da Conceição, e está ligada à Associação de Escolas de Samba e Troças Carnavalescas (ACESTC), levando a cultura popular a festivais, além do desfile do Carnaval Tradição do Município.
A Tribo Índios Ubirajara surgiu em 2010, em Campina Grande, no bairro do Mutirão, idealizada por João Ricardo da Silva, conhecido como ‘João dos Índios’. Filho de mãe quilombola e pai indígena, João cresceu cercado da cultura indígena e, com o intuito de perpetuar essa manifestação, fundou a Tribo, que hoje é composta de crianças e jovens moradores de bairros periféricos da cidade.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo contempla diversas linguagens artísticas, abrangendo áreas como Cultura Popular, Artes Cênicas, Música, Cultura Afro-brasileira, Artes Visuais, Literatura, Cultura Urbana, Artesanato e, especialmente, o Audiovisual.
As inscrições dos projetos iniciaram em 25 de julho do ano passado, por meio de formulários divulgados pela Prefeitura de Campina Grande. Desde a abertura das inscrições até o encerramento, a Secretaria de Cultura promoveu diversas ações de esclarecimentos e de auxílio para os artistas interessados na LPG, entre palestras e workshops.
*Com Codecom