Surrealismo de Jodorovsky no Cineclube Memorial

Por: Caio Márcio
Postado 25/09/2023
Compartilhe
Imagem: Caio Márcio

Dando continuidade a programação para esse semestre, o Cineclube Memorial, que está localizado na Avenida Getúlio Vargas, exibe nesta terça-feira(26), às 19h, o filme “Poesia Sem Fim”.

Trata-se do décimo-segundo filme, dirigido pelo cineasta chileno, radicado nos Estados Unidos, Alejandro Jodorovsky.

“Poesia Sem Fim” é uma produção de 2016, filme autobiográfico versa sobre a infância e adolescência de Jodorovsky ainda morando no Chile antes de migrar para a Europa e, depois, Estados Unidos. É a iniciação de um poeta, posteriormente cineasta, vista pela ótica surrealista, o movimento estético surgido no início do século 20 que prioriza as visões oníricas, o delírio, a irracionalidade, o acaso, em contraponto a ordenação lógica do mundo. O surrealismo, que também foi manifestado nas artes plásticas (e o pintor espanhol Salvador Dali é o seu nome mais conhecido), busca sempre a valorização do inconsciente permitindo assim a criação livre de um mundo à parte do mundo real. Jodorovsky é um cineasta que sempre pautou seu cinema na estética surrealista, e permanece ativo nessa proposta inclusive no seu mais recente trabalho feito em 2019.

Entre os admiradores da obra de Alejandro Jodorovsky se incluem John Lennon e Yoko Ono que sempre participaram dos lançamentos dos filmes nos cinemas “underground” de Nova York.

A entrada é franca com disponibilidade dos assentos por ordem de chegada, e após a exibição haverá um debate com os participantes da sessão.

Siga o Cineclube no Instagram: @cineclubememorial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *