O Galo da Borborema volta ao cenário nacional nas categorias de base ao confirmar presença na disputa da Copa 2 de Julho, maior campeonato da categoria sub-15 do país. A disputa ocorre no estado da Bahia, a partir do dia 2 de Julho, e o Alvinegro Paraibano está garantido na edição de 2024.
Considerada a maior competição de base do país, este ano, a Copa 2 de Julho segue com o mesmo formato que vem dando certo há dois anos. Ela está dividida em três fases: estadual, metropolitana e nacional – e terá, ao todo, 306 equipes disputando a taça. A equipe de Campina Grande estreia na competição na fase nacional, marcada para ocorrer entre os dias 2 e 13 de julho.
Além do Treze FC já estão confirmadas três seleções, sendo uma delas a seleção brasileira Sub-15, a única categoria em que a seleção nacional compete contra clubes, a seleção da Bolívia e também a dos Estados Unidos. Outros nomes confirmados são Palmeiras/SP, Corinthians/SP, Atlético/MG, Vasco/RJ, Botafogo/RJ, Bahia/BA, Vitória/BA, ABC/RN, Fortaleza/CE, Sport/PE, entre outros.
A Copa 2 de Julho Sub-15 é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Baiana de Futebol (FBF).
A participação do Treze FC na Copa 2 de Julho marca o retorno da equipe galista no cenário nacional de competições de base, fruto de um trabalho de profissionalização do departamento, que em pouco mais de 3 meses trouxe grandes evoluções às categorias de base do Galo, desde organizações e padronizações de setores administrativos e técnicos, colocando o clube como uma das principais potências do estado.
Além do sub-15 que disputará a copa, o departamento de futebol de base do Treze Futebol Clube conta com as categorias do sub-10 até o sub-20, pilar fundamental na construção de um clube mais forte. Fazendo com que o desenvolvimento do futebol de base seja uma das metas do clube na atual temporada, ano ao qual o Treze contará com o maior calendário esportivo de sua história.