Tsunamis emocionais

Postado 25/08/2022
Compartilhe

Um exemplo disso é o chamado “Gatilho Emocional”, que é constituído por situações que desencadeiam uma reação emocional intensa e excessiva dentro de nós. Entre as emoções mais corriqueiras quando um gatilho é desencadeado estão raiva, tristeza, ansiedade e medo. Assim como a frase mágica “Abre-te, Sésamo” usada por Ali Babá, em “As Mil e Uma Noites”, abria o esconderijo onde os 40 ladrões escondiam um tesouro. Do mesmo modo, podemos afirmar que o gatilho abre as portas dos nossos traumas emocionais.

Os gatilhos, assemelham-se aos Tsunamis, que são grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos. Fenômeno esse que provoca a invasão de áreas litorâneas por ondas gigantes que destroem tudo o que encontram. Conosco ocorre de forma semelhante, já que essas ondas emocionais são provocadas nas profundezas do nosso inconsciente.

Quais são os seus gatilhos?
O que dispara em você tsunamis emocionais?
Quais são as pessoas que possuem o poder de despertar o seu melhor ou pior?
As relações afetivas nos despertam medo, ansiedade, raiva, tristeza, rancor, ressentimento, etc…
Os gatilhos existem com a função de acordar as nossas emoções mais profundas.

O autoconhecimento nos ajuda a entender e cuidar dos traumas “esquecidos” que tanto nos atrapalham nas relações pessoais. Um dos caminhos é ser cuidadoso com o uso das palavras. Já que as palavras funcionam como um despertar. Quer sejam para trazer a vida algo de bom ou ressuscitar os demônios emocionais que habitam em cada ser.

Quer saber como agir diante dos “Gigantes Adormecidos”? Seja sábio, use as palavras certas na hora certa. Segundo Salomão “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25.11). Da próxima vez que desejar se relacionar com alguém, pergunte-se: o que desejo despertar no outro? Pois, você poderá conhecer o melhor ou o pior do outro. Tudo dependerá da “Frase Mágica” que usar, lembre-se disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *