Unifacisa derrota o Pinheiros, empata a série e força o quinto e decisivo jogo

Por: Redação*
Postado 01/05/2025
Compartilhe
Solanas foi o cestinha da vitória da Unifacisa sobre o Pinheiros – Foto: Gabriella Tayane/ Basquete Unifacisa

Não está morto quem peleia. Com grande atuação do argentino Solanas e Antônio decisivo no último período, a Unifacisa derrotou o Pinheiros por 86 a 79, nesta quinta-feira (01/05), em Campina Grande, empatou a série melhor de cinco pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2024/25 e forçou o quinto jogo. O último embate acontece neste domingo (04/05), às 11h, no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo. Quem vencer avança para enfrentar o Sesi Franca.

Os rebotes ofensivos

Solanas foi o principal pontuador da Unifacisa com 19 pontos, além de quatro rebotes e dois tocos para 18 de eficiência. Antônio também fez um grande jogo, com 17 pontos, sendo nove apenas nos últimos 10 minutos. A equipe de Campina Grande também se destacou nos rebotes ofensivos, conseguindo 17 contra 10 do Pinheiros, o que foi um diferencial para o resultado, segundo Gerson. “Foi uma cobrança comunitária. Não dormimos pensando nos rebotes. Sabíamos da importância do rebote do jogo de hoje. O Pinheiros é um time que briga muito pelos rebotes e sabíamos que tínhamos de igualar essa briga para poder sair com uma vitória. E deu certo”, afirmou o pivô.

Mais firmes

Pelo Pinheiros, David Sloan teve sua melhor atuação no NBB CAIXA. O americano terminou o jogo com 34 pontos, o recorde pessoal na temporada, além de sete assistências e três rebotes para 32 de eficiência. “São dois dados que são bem preocupantes, onde normalmente dominamos na série. Os rebotes dos dois lados da quadra, em que hoje fomos muito mal, permitimos 17 pontos de segunda chance, e ainda demos 19 pontos de erros. Quando erramos dessa maneira e damos cesta fácil do outro lado. Só aí são 36 pontos. Me surpreende até termos ficado em uma posição para ganhar o jogo no final. Temos de mudar, temos de entrar mais firmes. Tivemos boas atuações individuais, mas, para o nosso time, não é suficiente. Precisamos de uma atuação coletiva”, analisou o técnico Vitor Galvani.

Solanas 100%

O primeiro período foi bastante tenso, com muito mais transpiração do que inspiração. As defesas levaram vantagem sobre os ataques. O Pinheiros teve um volume maior no ataque, graças ao desempenho nos rebotes ofensivos, mas o aproveitamento (31,3%) foi inferior ao da Unifacisa (53,8%), que tentou menos arremessos. Solanas foi perfeito no quarto inicial com oito pontos, sendo duas bolas triplas, e garantiu o placar de 21 a 15 para o time paraibano na parcial.

Dupla de armadores

O enredo do segundo período foi similar ao do primeiro, mas com os papéis invertidos. O Pinheiros fez uma defesa mais intensa e teve melhor aproveitamento (53,5%). A dupla de armadores, formada por Sloan e Cauã Pacheco, se aproveitou dos erros da Unifacisa para castigar no ataque. A equipe de Campina Grande melhorou apenas na parte final do quarto, novamente com destaque para Solanas, e foi para o intervalo com três pontos de desvantagem: 38 a 35.

Vira, virou…

O terceiro período foi bastante disputado, com defesas agressivas e muito contato físico. A Unifacisa começou melhor, com bom desempenho de Solanas dos dois lados da quadra, e virou o placar. O Pinheiros respondeu com um ótimo trabalho no garrafão de Bernardo da Silva e retomou o domínio do jogo. Mas, um ataque de seis pontos (sim, é possível), com bolas triplas de Augusto e depois de Gaskins, em nova jogada na mesma posse, por causa de falta antes do primeiro arremesso, colocou o time paraibano com vantagem de seis pontos (57 a 51) antes dos 10 minutos derradeiros.

Antônio decisivo

A Unifacisa voltou para o último período com ainda mais intensidade. A continuidade da temporada dependia da vitória no jogo 4 e, com a ajuda do torcedor e a liderança de Antônio, o time paraibano ampliou sua vantagem com uma corrida de 7 a 0. O Pinheiros respondeu com grande atuação de Sloan, que anotou 13 pontos na parcial, e até se aproximou no placar. Mas o Jack deu uma mordida final para vencer e prolongar a história da série.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

*Com Marcius Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *