Os seus dentes e sua gengiva têm amplo impacto sobre a saúde – desde o risco de doença de Alzheimer até a diabete e doenças cardiovasculares. Encavalados, desalinhados, cheios de cáries e com gengivas inflamadas, nossos dentes são conhecidos pelas suas imperfeições. O ser humano moderno é uma espécie única pelo nível de intervenções diárias meticulosas que precisamos fazer para garantir que nossos dentes e gengivas não fiquem doentes.
Longe de ser restrita às dores de dentes e gengivas inflamadas, nossa saúde bucal afeta tudo, desde nossa alimentação até o bem-estar geral e o risco de morte por outros motivos.
Isso ocorre porque as doenças orais nem sempre se restringem à boca. Está sendo descoberta uma relação estreita entre a saúde bucal e algumas das doenças mais preocupantes do mundo, como as cardiovasculares, a diabetes e Alzheimer, reiterando o papel da boca como espelho da saúde e da doença e como sentinela do nosso bem-estar geral.
Os seus dentes e sua gengiva têm amplo impacto sobre a saúde – desde o risco de doença de Alzheimer até a diabete e doenças cardiovasculares
Encavalados, desalinhados, cheios de cáries e com gengivas inflamadas, nossos dentes são conhecidos pelas suas imperfeições. O ser humano moderno é uma espécie única pelo nível de intervenções diárias meticulosas que precisamos fazer para garantir que nossos dentes e gengivas não fiquem doentes.
Longe de ser restrita às dores de dentes e gengivas inflamadas, nossa saúde bucal afeta tudo, desde nossa alimentação até o bem-estar geral e o risco de morte por outros motivos.
Isso ocorre porque as doenças orais nem sempre se restringem à boca. Está sendo descoberta uma relação estreita entre a saúde bucal e algumas das doenças mais preocupantes do mundo, como as cardiovasculares, a diabetes e Alzheimer, reiterando o papel da boca como espelho da saúde e da doença e como sentinela do nosso bem-estar geral. Mas, infelizmente, talvez a característica mais marcante da saúde bucal seja a mais frequentemente ignorada.