O Cineclube Memorial exibe nesta terça-feira, 28, às 19h00, o filme “Feminino Cangaço”, um documentário dirigido por Manoel Neto e Lucas Viana abordando um tema até então inédito no cinema brasileiro: a participação da mulher no cangaço.
O filme convida a uma reflexão crítica sobre a entrada das mulheres no cangaço, suas motivações, as superstições em torno delas, seus papeis dentro dos bandos, seus costumes, crenças e dramas pessoais. É uma oportunidade de melhor compreender a importância das mulheres na construção do que hoje entendemos como o fenômeno do cangaço e as destacar como sujeitos ativos desta história, mulheres que transgrediram os valores sociais de sua época e cuja força surpreende ainda nos dias atuais.
Após a exibição teremos o nosso debate com a participação do professor-doutor, psicólogo, Gilvan de Melo Santos, autor do livro “Dos Versos às Cenas: O Cangaço no Folheto de Cordel e no Cinema”.
O Cineclube Memorial, da Casa de Cultura Memorial Severino Cabral (Av. Getulio Vargas, 344 – Centro) tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura do Governo Federal; a coordenação geral é da professora Eneida Maracajá; curadoria de programação e debates do professor Romero Azevedo; assessoria técnica e divulgação Caio Márcio.
Lotação máxima de 45 lugares, disponibilidade dos assentos por ordem de chegada.
O Cineclube é a melhor opção cultural nas noites de terça-feira em Campina Grande.
Participe você também!