A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Administração (SAD) e da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), inicia nesta terça-feira, 30, o curso de Libras que visa capacitar servidores públicos para o atendimento da população surda. O curso terá duração de 20 encontros, com conclusão prevista para dezembro deste ano.
Para o curso estão formadas duas turmas, cada uma com 20 servidores. As aulas serão semanais e ministradas nas terças-feiras à tarde (14h às 16h) e às quintas-feiras pela manhã (8h às 12h). Ao final do curso, a Emusp emitirá certificados de participação para os alunos.
O professor Darkson Saraiva Moura Bezerra, servidor efetivo surdo lotado na Secretaria de Educação (Seduc), vai ministrar o curso. Ele receberá o auxílio da intérprete de Libras, Ineyre Chaves de Araújo, também lotada na Seduc. A formação será uma introdução básica à Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando aos servidores as habilidades necessárias para se comunicarem efetivamente com a comunidade surda.
O curso, promovido após a Emusp receber essa demanda das secretarias e autarquias municipais, tem como objetivo capacitar os servidores que trabalham diretamente com o atendimento ao público, garantindo à população surda uma prestação de serviços com mais qualidade, acessível e inclusiva. Entre as secretarias que solicitaram essa formação estavam as de Saúde, Administração (SAD), Finanças (Sefin) e o Procon Municipal.
*Com Codecom