Vereador Anderson Pila propõe Medalha de Honra ao Mérito em homenagem à ex-vereadora Maria Lopes Barbosa

Por: Redação*
Postado 06/02/2025
Compartilhe
Vereador Anderson Pila – Foto: Josenildo Costa

Durante a sessão legislativa desta quinta-feira(06), o Vereador Anderson Pila apresentou em plenário uma homenagem à história de Maria Lopes Barbosa, grande mulher que iniciou sua vida política em Campina Grande no ano de 1972, quando se candidatou a Vereadora na Rainha da Borborema e exerceu por 32 anos a vereança, ao longo dos seus 7 mandatos representando a população.

Maria Barbosa foi, durante mais de 20 anos, a única mulher a ser eleita para a Câmara Municipal de Campina Grande, embora houvesse outras candidatas. Também foi a primeira mulher a presidir a Casa de Félix Araújo, durante o mandato de 1993 a 1996. Exerceu a primeira secretaria da Casa, de 1983 a 1985, e a vice-presidência de 1987 a 1989, durante o mandado do então prefeito, Félix Araújo, quando o mesmo se afastou em missão oficial, exercendo interinamente o cargo de Prefeita, tornando-se, ainda que por poucos dias, a primeira mulher a chefia da edilidade campinense.

“Na sua vida parlamentar, destacam-se a luta pela criação da Unidade de Medicina Legal de Campina Grande; a busca por verbas públicas para manutenção do Hospital da FAP, importante entidade filantrópica de prestação de serviços de saúde e para a escola Técnica Redentorista, além do fato que ela foi a responsável pela criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Delegacia da Mulher. Um grande avanço para a história desta Casa.” Destacou o Vereador Anderson Pila.

Durante sua fala de justificativa da propositura, ele citou sobre as dificuldades enfrentadas naquela época por uma mulher neste cargo, reiterando a grande representatividade e importância da Vereadora.

A concessão da Medalha de Honra ao Mérito Municipal foi consenso entre todos os parlamentares, sendo aprovada visando inspirar as futuras gerações de mulheres políticas de Campina Grande.

*Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *