Mexa-se como puder

Postado 17/11/2022
Compartilhe

“Alguma atividade é melhor do que nenhuma!” Sempre falo isso para os pacientes, independente da condição física ou comorbidades associadas. Agora, atividade física é diferente de exercício físico. Todo tipo de movimento corporal que gera gasto energético é atividade física. Quando a pessoa planeja e torna repetitivo essa atividade, tendo objetivos de manter ou melhorar a saúde, condicionamento físico ou até mesmo estético, falamos que é exercício físico.       

A prática de atividades físicas é extremamente importante para a saúde do indivíduo. Desde crianças a idosos, independentemente da idade, todos devem se mexer. Lógico que, para cada idade, atividades determinadas e específicas, levando em conta os objetivos e metas.

Para deixar claro a mensagem de hoje: ”Todo movimento conta!” Essa frase encontra-se na diretriz da OMS para ”Atividade física e comportamento sedentário”. Por qual motivo estou citando essa diretriz? Ali encontramos orientações para todas as idades passadas de maneira clara e simples. Mas vou fazer um resumo aqui, trazendo algumas mensagens importantes para todos nós.

1) A atividade física traz benefícios no controle de doenças crônicas como a hipertensão arterial, diabetes e depressão;

2) A orientação, não apenas da diretriz da OMS, mas inclusive de outras diretrizes, como a diretriz de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana, diluindo esse tempo ao longo da semana. Porém, qualquer atividade é melhor que nenhuma!;

3) Toda atividade física conta, seja caminhada, bicicleta, trabalhos braçais (domésticos, por exemplo);

4) Como os exercícios fortalecem os músculos, favorecem o equilíbrio e coordenação, diminuindo então as quedas;

5) O sedentarismo, ao contrário do que estamos apresentando, é fator de risco para a maioria das doenças crônicas e aumento da obesidade;

6) Todos se beneficiam da atividade física, independente de idade, gênero, raça ou condição socioeconômica.

Sobre o cuidado com o corpo, Efésios 5:29 diz: ”Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja”. É dever pessoal, mas também espiritual, cuidarmos desse presente que Deus nos deu. Procure se médico ou a unidade básica mais próxima e tenha mais informações.

Eu sou o Renan Carnaúba Teles, médico clínico geral que atua no contexto da atenção primária à saúde. Que Deus o abençoe e até a próxima oportunidade.

Referências
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf
https://www.adventistas.org/pt/saude/8-remedios-naturais/
https://www.medicinadoesporte.org.br/diretriz_SBC_SBMEE.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *