Morre o cartunista Paulo Caruso, aos 73 anos

Postado 06/03/2023
Compartilhe

No último sábado (4), faleceu em São Paulo o cartunista Paulo Caruso, aos 73 anos. O artista estava internado no Hospital Nove de Julho, mas não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento.

Paulo José Hespanha Caruso nasceu em 6 de dezembro de 1949, na cidade de São Paulo. Ele era caricaturista, ilustrador, chargista e músico, tendo um irmão gêmeo, Chico Caruso, que também é cartunista. Desde 1987, Paulo Caruso ilustrava as entrevistas do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ele formou-se em Arquitetura pela FAU-USP, mas não seguiu carreira, iniciando como chargista no Diário Popular em 1960. Depois, destacou-se em diversos veículos de comunicação, como O Pasquim e as revistas Careta, Senhor e Istoé.

Entre os livros publicados pelo artista, destaca-se As Origens do Capitão Bandeira, de 1983, e outros que retratam de forma irônica a história política brasileira, como Ecos do Ipiranga (1984) e Bar Brasil na Nova República (1986). Além disso, em 2004, em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, escreveu São Paulo por Paulo Caruso – Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade.

Paulo Caruso recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, como o de melhor desenhista pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 1994. Sua habilidade para a sátira e caricatura, aliada à sua grande produção, fazem com que sua obra seja amplamente conhecida em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *