A Alvorada voraz

Postado 09/03/2023
Compartilhe

O título “Alvorada Voraz” é de uma das canções mais icônicas de uma das bandas mais talentosas do rock tupiniquim, o RPM (Revoluções Por Minuto). Lançada em 1986, a melodia acompanha uma letra poética e emocionante. O rítmo é marcante e intenso, e uma guitarra distorcida cria um clima de urgência e de determinação. A voz do cantor Paulo Ricardo dá ainda mais força à mensagem da música, com uma interpretação expressiva e inconfundível.

A letra de “Alvorada Voraz” é uma reflexão sobre casos e escândalos que marcaram o noticiário e as rodas de conversa em todo o país. A mensagem da música é atemporal e universal, e continua inspirando gerações de fãs do RPM até hoje. “Alvorada Voraz” é uma prova do talento da banda em criar músicas que transcendem o tempo e a geografia, pois nos lembra que corrupção existe em todo lugar.

Tomei a liberdade de grifar em negrito, alguns pontos da letra da canção que parecem que são mais atemporais ainda:

Apocalipticamente, como num clipe de ação
Um clic seco, um revólver, aponta em meu coração
O caso Morel, o crime da mala, Coroa-Brastel
E o escândalo das jóias, e o contrabando
E um bando de gente importante envolvida

É a propaganda, pois nesse pais, é o dinheiro quem manda
Juram que não corrompem ninguém, agem assim
Pro seu próprio bem

São tão legais
Foras da lei

Pensam que sabem de tudo
O que eu não sei
Nesse país assim, vendo esse filme passar (de novo)
Assistindo ao fim, vendo o meu tempo passar

É impressionante com a história se repete de maneira tão infeliz. E como diria, um outro letrista brasileiro já falecido, e não menos polêmico e atual como o PR. “O Brasil é o país do futuro” (Renato Russo). Esta simples frase parece nos fazer pensar que os grandes e graves problemas deste país serão apenas resolvidos no futuro, só que este “futuro não é mais como era antigamente”, ou seja, ele nunca chega:

– bye bye Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *