Nesta terça-feira, 10 de outubro, às 19h00, o Cineclube Memorial exibe “O Gosto da Cereja” do cineasta iraniano Abbas Kiarostami.
Numa entrevista Kiarostami disse: “Não acredito num cinema que apresente ao espectador apenas uma versão da realidade. Prefiro oferecer várias interpretações possíveis, de forma que o espectador fique livre para escolher”.
O estilo do mais importante realizador do cinema no Irã privilegia não a história do filme, mas a forma como ela é contada. É um cinema de busca, de procura, de trajetória, de percurso. Se essa busca vai terminar em uma pessoa ou em um lugar não importa muito para Kiarostami, em “O Gosto da Cereja” ele se concentra apenas na trajetória de seu personagem.
A paisagem árida do Irã, os homens comuns das ruas (a maioria dos atores não é profissional), as estradas empoeiradas, compõem os elementos cenográficos desse filme premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Abbas Kiarostami morreu em 2016, tinha 76 anos, e deixou uma rica filmografia composta por 48 títulos, a maioria deles pouco conhecida porque o monopólio da distribuição mundial de filmes impede que esse tipo de cinema circule.
O cineclube memorial funciona na AV. Getúlio Vargas, 344, tem entrada franca e promove uma programação diversificada centrada em filmes de todos os gêneros e países. A distribuição dos assentos é por ordem de chegada, e logo após a exibição haverá debate.
Siga-nos no Instagram: @cineclubememorial
O Cineclube está de volta! Participe!