Anatel libera instalação do 5G em Campina Grande

Postado 27/03/2023
Compartilhe
pexels

Campina Grande e Riachão do Bacamarte estão autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para instalação da estrutura do 5G, a partir desta segunda-feira (27). Inicialmente, a previsão era de que Campina recebesse a liberação apenas em julho de 2026, mas a medida foi antecipada, devido a alguns critérios, como o tamanho da população da cidade.

A nova tecnologia deve melhorar a velocidade dos dados móveis para baixar e enviar arquivos pelo celular e uma conexão mais estável. Na Paraíba, até o momento, apenas a capital João Pessoa já dispõe do sinal do 5G, desde 29 de setembro de 2022.

De acordo com a Anatel, o 5G deve ser liberado para outras cidades do estado, mas deve demorar um pouco mais. Patos, por exemplo, deverá receber a autorização a partir de julho de 2026. Cajazeiras e Sousa devem demorar ainda mais a receber a tecnologia, com previsão de instalação em duas etapas, em 2028 e 2029.

Necessidade de troca de parabólicas tradicionais

A nova tecnologia 5G usa a frequência 3,5 GHz, a mesma das parabólicas tradicionais. Por esse motivo, os aparelhos de captação de sinal da TV aberta precisarão ser trocados, para evitar interferências no sinal.

Para isso, a entidade ‘Siga Antenado’, criada pelas empresas de comunicação responsáveis pelo 5G no Brasil (Claro, TIM, Vivo), distribuirá kits de TV digital para a população de baixa renda. Para receber o kit gratuitamente, a pessoa deve estar recebendo algum tipo de auxílio do Governo Federal e inscrita no CadÚnico. Quem não se enquadra nesses critérios deve adquirir os aparelhos necessários (antena digital, receptor, controle remoto e cabos de conexão) no comércio local, com preços que variam entre R$ 400 e R$ 700.

Portal da Cidade Campina Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *