Uma atitude que vale ouro

Postado 04/08/2022
Compartilhe

?A primeira semana de agosto é dada como Semana Mundial da Amamentação, preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e, instituída no Brasil pela Portaria MS nº 2394/2009. Temos que aproveitar esse tema para esclarescer a importância da amamentação para a mãe e filho, bem como para toda a família.

?A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é de aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais, sendo exclusivo até os 6 meses de idade. Os profissionais de saúde, especialmente da Atenção Primária à Saúde (APS), têm papel primordial para promover, protejer e apoiar esse momento. ?Os benefícios são inúmeros e as evidências científicas a favor da amamentação só aumentam. Vejamos alguns desses benefícios.

www.sbp.com.br

Para o bebê: fator de proteção contra risco de morte e hospitalização por desnutrição e doenças infecciosas para menores de 6 meses; prevenção contra doenças diarreicas e infecções respiratórias; diminuição da incidência de otite média aguda, infecção urinária e sepse; redução do risco de sobrepeso/obesidade, diabetes tipos I e II, leucemia, doença de Crohn, colite ulcerativa, doença de Hodgkin, alergia à proteína do leite de vaca, dermatite atópica, asma e neuroblastoma; melhora do desenvolvimento cognitivo.

Para a mãe: redução considerável do risco de hemorragia pós-parto; auxilia na perda de peso; diminui a prevalência de câncer de mama, ovário e endométrio; reduz a incidência de diabetes tipo II; fator de proteção contra hipercolesterolemia, hipertensão, obesidade e depressão pós-parto.

Para a família: aumenta o vínculo do binômio mãe-bebê; se evita compra de fórmulas de partida, leites industrializados e artigos como mamadeira e xupetas.

?É importante que todos os membros da família estejam engajados para o sucesso da amamentação, buscando orientações adequadas, inclusive durante consultas de pré-natal e puericultura. Também, toda a família, deve demonstrar apoio à mãe por ser um momento de sobrecarga emocional. Dessa forma, as dificuldades podem ser mais bem superadas e há maiores chances de sucesso.

?Eu sou o Renan Carnaúba Teles, médico clínico geral que atua no contexto da atenção primária à saúde. Que Deus o abençoe e até a próxima oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *