CadÚnico da PMCG realiza treinamento junto aos Cras para viabilizar o agendamento

Por: Redação*
Postado 21/07/2025
Compartilhe
Cerca de 600 cadastros já foram viabilizados por meio da nova plataforma – Foto: Divulgação/Codecom

O novo sistema de agendamento, o AgendaCad, desenvolvido pelo CadÚnico da Prefeitura de Campina Grande, ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), que começou a funcionar oficialmente no último dia 15 deste mês, já alcançou em menos de oito dias, cerca de 600 agendamentos através do www.agcad.com.br. Somado aos 530 agendamentos por telefone nesse período, já são cerca de 1.100 usuários que realizaram o cadastro. Para ampliar ainda mais essa adesão, por meio do novo sistema, uma equipe do serviço iniciou um cronograma de treinamento nas onze unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que acontece durante toda esta semana.

A ideia é repassar instruções aos servidores do setor administrativo das unidades, os quais ficarão responsáveis pelo cadastramento de usuários, quando necessário, utilizando a ferramenta. Os primeiros a serem visitados na manhã desta segunda-feira, 21, foram os Cras do distrito de São José da Mata e do bairro de Bodocongó. Na ocasião, o gerente de Tecnologia da Informação (TI), Écio Júnior, acompanhado da coordenadora do CadÚnico, Tatiana Lima, instruiu os servidores sobre o passo a passo utilizando a plataforma.

Além disso, o gerente também respondeu a algumas dúvidas dos servidores para a correta utilização do sistema no dia a dia. De acordo com a coordenação do Cras SJM, trata-se de uma iniciativa muito importante, considerando as dezenas de famílias que procuram o serviço, vindas de comunidades próximas, que não têm acesso à internet e, muitas vezes, também enfrentam dificuldades de ligar para as linhas disponibilizadas pelo CadÚnico.

“No entorno aqui da unidade, nós temos uma média de nove comunidades com dezenas de famílias. Boa parte delas procura o serviço para viabilizar o agendamento. Mas agora com essa nova ferramenta, que pode ser acessada não só através do computador, mas principalmente através do aparelho celular, acredito que esse número vai diminuir consideravelmente”, disse o coordenador da unidade”, Erielson Ferreira.

“O território aqui também é extenso e muitas famílias acabam procurando também a unidade para viabilizar esses cadastros. Agora com o AgendaCad, tenho certeza de que esse cadastramento será otimizado e vai facilitar a vida dos usuários. Um grande avanço pra todos nós e bastante esperado”, disse a coordenadora do Cras Bodocongó, Raquel Souza.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação (TI), Écio Júnior, algumas regras internas estão sendo repassadas para os servidores, para evitar, por exemplo, agendamentos duplicados ou até mesmo com nomes parecidos. “O sistema é capaz de identificar se a pessoa está tentando realizar um novo agendamento e dentro de um prazo de cinco dias, ele estará averiguando os dados dessas pessoas e emitindo a informação. Outro ponto importante, são os casos de nomes idênticos. O sistema também emite um alerta, para que seja verificado a grafia correta, evitando a duplicidade de nomes e problemas de cadastro”, ressaltou o profissional.

“O resultado inicial está sendo muito positivo, estamos tendo uma excelente procura nesses primeiros dias, isso só demonstra o quanto A PMCG, através do CadÚnico (Semas), está no caminho certo, inclusive já diminuindo a demanda através dos telefones. Na prática, muitos usuários estão aderindo ao novo sistema e automaticamente desafogando as linhas. Nós estaremos em todos os Cras, para uma maior adesão ao novo sistema e estamos priorizando inicialmente, as unidades situadas nos distritos”, disse a coordenadora do Cras, Tatiana Lima.

Para o secretário da Semas, Fábio Thoma, este é um trabalho prioritário para melhorar ainda mais o atendimento realizado pelo Cadastro Único em Campina Grande. “Estamos acompanhando de perto e com a colaboração de todas as equipes dos Cras. Vamos avançar ainda mais nesse trabalho”, pontuou o secretário.

*Com Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *