A Prefeitura de Campina Grande foi certificada, mais uma vez, com o Selo UNICEF edição 2021-2024, uma iniciativa de reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A adesão ao Selo UNICEF foi feita no início da gestão, em 2021, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que se comprometeu com o cumprimento de metas estabelecidas pelo UNICEF para construção de políticas públicas voltadas à garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, nos eixos da saúde, educação e assistência social.
Entre os 207 municípios inscritos na Paraíba, apenas 88 foram certificados e Campina Grande é o maior Município do Estado a receber a certificação. Entre os resultados alcançados pelo Município, na área da Educação, foi a Busca Ativa Escolar que obteve maior destaque. Campina superou a meta estabelecida com rematrículas de crianças e adolescentes na Rede Municipal. A articuladora do Selo UNICEF em Campina Grande, Socorro Siqueira, explicou a importância desta certificação para o Município.
“É com muita alegria que recebemos a notícia da certificação através do UNICEF. Campina vem cada vez mais realizando a garantia de direitos para os nossos adolescentes e também para as nossas crianças. O Selo vem comprovar que a gestão municipal, que o nosso prefeito Bruno, se dedica e tem em sua agenda o compromisso para o avanço nas políticas públicas voltadas às nossas crianças e adolescentes. Nós temos metas estabelecidas que precisamos cumprir para alcançar o Selo e a Educação se destacou no desenvolvimento dessa edição de 2021 a 2024, estabelecendo vários projetos, programas, também portarias para instrumentalização de políticas públicas voltadas a esse público, além de alcançar 124% da meta estabelecida de rematrícula na Rede Municipal”, afirmou.
Para a mobilizadora do Selo UNICEF, Laisa Feitosa, que atuou na Busca Ativa Escolar do Município, o resultado conquistado reforça a importância da comunidade escolar. “Eu acredito que a principal questão da busca ativa é evidenciada pelos profissionais e as escolas, que fazem diariamente esse trabalho. São os gestores, os assistentes sociais, os técnicos, secretários, os vigias, todo mundo acaba atuando frente à busca ativa. E atuando nas plataformas percebemos que nós temos trazido cada vez mais estudantes que saíram nos últimos anos e que estão retornando. A gente conseguiu ultrapassar as metas de rematrículas aqui em Campina Grande e a busca ativa é a nossa principal função na escola, porque se o estudante não estiver na escola, como é que ele vai aprender? Então, é um trabalho conjunto”, avaliou.
A entrega da certificação oficial está previsto para acontecer, no dia 21 de novembro, no Espaço Cultural em João Pessoa.
Eixos e metas
– Realização de Fórum + Plano de Execução – cumpriu
– Formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) – cumpriu
– Certificação de profissionais em pelo menos 1 curso sobre Ensino Fundamental – meta: 3; Campina cumpriu: 555
– Cursos sobre práticas de qualidade na educação infantil – cumpriu
– Unidades ofertando práticas de qualidade – cumpriu
– Autoavaliação de qualidade na Educação Infantil – cumpriu
– Alcance de meta de matrículas por meio de busca ativa – meta: 651; Campina cumpriu: 804
– Enfrentamento à cultura do fracasso escolar – cumpriu
– Implantação do Programa Lavagem de Mãos – cumpriu
– Adesão à estratégia 1 milhão de Oportunidades para adolescentes entrarem ou se capacitarem para o mercado de trabalho – cumpriu.
*Com Codecom