“EU, INÚTIL”: Temporada de lançamento da versão física da obra chega à CG

Por Sarah Cristinne
Postado 13/09/2023
Compartilhe
Escritora e ativista cultural Cibele Laurentino – Foto: Arquivo pessoal

Uma nova jornada literária iniciou-se para a paraibana Cibele Laurentino, isso porque a escritora conta com uma agenda repleta de viagens – a bordo, está o seu livro lançado em julho de 2022: “Eu, Inútil”, que obteve bastante sucesso no formato de e-book na Amazon, com mais de dois mil exemplares vendidos e mais de trezentas resenhas.

O evento de lançamento em Campina Grande está marcado para este dia 13 de setembro, às 19h30, no Museu dos Três Pandeiros. Durante essa ocasião, os presentes terão a oportunidade de conhecer pessoalmente a autora, adquirir um exemplar autografado de sua obra e participar da sessão de autógrafos e fotos.

Este ano, a obra conquistou o Prêmio Ases de literatura em Portugal como Melhor Romance de Ficção, e agora, para a alegria de seus leitores fiéis, está sendo lançado em formato físico em diversas cidades do Brasil e em mais de treze países da Europa. A sensível arte da capa, ilustrada pelo designer João Alberto, filho de Cibele, permanece sendo a mesma.

A OBRA

“A felicidade é mesmo assim, é mais rápida que a tristeza, a tristeza mastiga a gente .”

“Eu, Inútil” conta a história da personagem Madalena, que, filha de mãe narcisista teve sua vida marcada pelo controle sem limites de abusos (físicos e psicológicos) de sua mãe Helena. Desse modo, obteve uma série de diagnósticos, levando uma vida extremamente restrita. Mães narcisistas são aquelas que exibem um transtorno de personalidade caracterizado por um comportamento egocêntrico, falta de empatia e a busca pela validação de sua própria importância, causando danos emocionais e psicológicos aos seus filhos. Na mídia, a abordagem de mães narcisistas têm se tornado mais frequente nos últimos anos, fazendo do tema uma pauta de suma importância na contemporaneidade.

O diálogo de “Eu, Inútil” vem, sem dúvidas, contribuindo para uma maior compreensão e sensibilização sobre o tema.

SAIBA MAIS

A capital paraibana João Pessoa, teve o privilégio de sediar o lançamento em 30 de agosto. O livro retorna à cidade no mês de outubro, com eventos marcados para duas datas distintas, conforme segue:

14/10 – Lançamento do CONEDU;

24/10 – Clube do livro (UNIPÊ);

25/10 – Semana das letras (UEPB).

Já no mês de Outubro, “Eu, Inútil” chega à São Paulo com as seguintes datas:

05/10 – Livraria da vila, em Higienópolis;

06/10 – Roda de conversa com Vanessa Passos e Karine Asth na Livraria Mandarina;

07/10 – Encontro Nacional de escritores.

“Escrevo ficção a partir da realidade que vejo.”

Cibele Laurentino é uma escritora e ativista cultural paraibana apaixonada por literatura. Nascida em Campina Grande, atualmente reside em Conde, também na Paraíba. Autora de várias obras literárias e curadora do prêmio Book Brasil em 2021 e 2022, seu livro de poesias, intitulado “Cactus,” marcou sua estreia como escritora. Ela também escreveu o romance “Nobelina”, que ganhou destaque por sua abordagem regionalista e foi premiado em 2021 pelo Edital Maria Pimentel na Paraíba. Outro trabalho notável é a obra “Todas em mim,” um livro de contos lançado em 2022, que teve sua versão em espanhol traduzida e comercializada pelo grupo editorial Caravana em 2023. Além disso, Cibele Laurentino é membro da UBE – PB (União Brasileira de Escritores da Paraíba) e também faz parte da ALCG (Academia de Letras de Campina Grande – PB), consolidando sua presença no cenário literário brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *