Foi com os tradicionais ‘cestinha de flor’ e ‘olha a chuva’, que a Escola Municipal Amaro da Costa Barroso abriu o segundo dia de apresentações do I Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, na Pirâmide do Parque do Povo, na tarde desta terça-feira, 04 de junho. Desta vez, se apresentaram as juninas de quatro escolas que representam as turmas dos anos iniciais.
A segunda quadrilha a se apresentar foi a da Escola Padre Emídio Viana. Embalados pelo autêntico forró, os estudantes levaram muita animação, para o centro da Pirâmide. As apresentações tiveram sequência com a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que mostrou ao público a junina com décadas de tradição na escola. O evento foi encerrado pela Escola Lafayete Cavalcante.
Das quatro escolas que se apresentaram nesta terça-feira, três serão classificadas para a grande final. Na avaliação, os jurados levaram em consideração os critérios de coreografia e animação; figurino; desenvolvimento do tema; marcador; trilha sonora; rainha do milho; casal de noivos; casal matuto; e casamento matuto.
“A gente tem um regulamento que previamente é exposto pela Secretaria da Educação. A gente avalia bem cada critério, tem cada cláusula e por pequenos décimos algumas quadrilhas ficam à frente de outras. A gente entende que todos se esforçaram, todos tiveram um mês para se preparar para esses grandes espetáculos aqui na Pirâmide e a gente avalia não pela questão de erro, mas pela questão de que eles se ajustem para fazer em 2025 uma apresentação ainda mais linda”, disse Wenia Sonaly, integrante da comissão julgadora.
As escolas classificadas irão ao Quadrilhodromo, no Parque Evaldo Cruz, na tarde desta quarta-feira, 05, receber a premiação e conhecer a sequência classificatória. Também irão participar da grande final as juninas das escolas representantes dos anos finais, quais sejam: Escola Maria das Vitórias; Padre Antonino; CEAI João Pereira de Assis e Anísio Teixeira. Na grande final também serão reveladas as vencedoras do concurso Rainha do Milho dos anos iniciais e anos finais.
*Com Codecom