O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) está realizando uma campanha para coletar leite materno. Esse trabalho acontece devido a aproximação das festividades de fim de ano e do período de férias, quando o estoque do Banco de Leite Humano (BLH) sofre uma redução significativa em seu estoque.
A finalidade desta ação é fortalecer o banco de leite para enfrentar o desabastecimento comum, verificado neste período, quando acontecem as festividades de Natal, do Réveillon e as férias de início do ano.
“Por isso existe uma campanha contínua de incentivo, por parte da unidade coletora, em estimular as mulheres que já são doadoras e também das potenciais doadoras. Se estas mães possuem um excedente de leite humano, pedimos que procurem a unidade e façam o seu cadastro para ajudar na manutenção de um bom estoque de leite humano que tanto irá nutrir os bebês prematuros”, disse a coordenadora do BLH, Amara Martins.
O objetivo é manter este estoque em um nível satisfatório para suprir a alta demanda existente para a nutrição dos recém-nascidos prematuros internos, tanto do próprio ISEA, como para todas as unidades hospitalares da cidade que possuem UTI’S Neonatal, a exemplo da CLIPSI, Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Clínica Santa Clara e da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).
De janeiro até outubro já foram coletados 1.770,8 litros de leite e distribuídos 1.274,9 litros. Há uma média de 120 mães doadoras. O mês de maior doação foi setembro, com 240,2 litros e o mês com menor índice de leite coletado foi abril, com 126,9 litros.
Leite Humano
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.
Fundação
Com 27 anos de fundação, o Banco de Leite Humano do ISEA já auxiliou milhares de recém-nascidos e suas famílias. A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.
Certificação Ouro
O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone de contato do BLH é (83) 3065-8185 e, através dele, é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na própria maternidade municipal, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas possam produzir.
Potes de Vidro
Outra demanda importante do setor é a doação de potes para armazenagem do leite coletado. Toda a comunidade pode ajudar o BLH doando estes recipientes, que devem ser de vidro, contendo capacidade de 150 ml a 500 ml e que precisam ter tampas de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite coletado, tendo este que ser descartado. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade em ajudar a unidade coletora, fazendo a doação de potes de vidro para o armazenamento do leite.
O ISEA, que há 73 anos é a maior maternidade pública da Paraíba e referência em saúde materno-infantil para mais de 180 municípios. No ano passado foram realizados no hospital mais de 5.600 partos, onde grande parte são de gestantes vindas de outras cidades próximas e de até outras regiões do estado, procurando a maternidade municipal para assistência, principalmente na busca de atendimento em casos de alta complexidade obstétrica.
*Com Codecom