Letônia pune motoristas bêbados doando carros para a Ucrânia

Postado 17/03/2023
Compartilhe
Mundo Conectado

Os veículos apreendidos de motoristas alcoolizados estão sendo enviados para os ucranianos se defenderem dos ataques da Rússia nesta guerra

A Letônia encontrou uma excelente forma de punir os motoristas bêbados e auxiliar em causas que seu Governo acredita. Um programa novo do sistema de trânsito do país garante que os veículos apreendidos de usuários alcoolizados sejam doados para a Ucrânia, auxiliando o pequeno território a se defender dos ataques russos que sofre há algum tempo. Ou seja, a resolução de um problema pode ser o auxílio necessário ao outro

Vale notar que a Letônia tem a maior taxa de prisões por direção irregular de toda a Europa, com 4.300 registros do crime apenas durante o ano de 2022. O crime é punido quando é registrada a presença de mais de 0.5% de teor de álcool enquanto estão no trânsito. A solução de fazer as doações surgiu após as sanções do ano anterior, que permitiam que fossem vendidos em leilões aqueles que tinham de 1.5% de álcool ou mais durante a apreensão. No entanto, eles não conseguiram comercializar todos e começaram a ficar com os pátios lotados. Logo, para algum lugar tinham de seguir.

Apenas durante os meses de janeiro e fevereiro, eles apreenderam 200 veículos. Então surgiu a oportunidade após o pedido ucraniano de doação de veículos para usarem como ambulâncias. Após um debate interno do Governo, decidiram propor a doação para a resistência do país contra os frequentes movimentos militares da Rússia. A primeira entrega foi realizada durante esta semana, com mais remessas sendo enviadas semanalmente. 

O sistema de doações para Ucrânia

O pedido de doações surgiu através do Convoy Network, que busca recursos em diversos lugares do planeta para ajudar os mais necessitados. O website Agendum auxiliou a visibilidade da Letônia, que iniciou os trâmites para a movimentação dos carros até a Ucrânia. Reinis Poznaks, fundador do movimento, afirmou ao site Reuters sobre a ação. “Ninguém esperava que tantas pessoas bêbadas dirigiam neste estado, eles não conseguem vender na mesma velocidade que estão apreendendo estes veículos. Então me surgiu essa ideia – mande eles para os ucranianos”. 

O Convoy Network doou mais de 1.200 carros para soldados e hospitais na Ucrânia, assim como levantou US$2 milhões para a compra de novos veículos e ajudar na infraestrutura e logística durante o período de guerra.

Por Diego Corumba  10/03/2023 – mundoconectado.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *