Malabarismos da vida

Postado 07/03/2023
Compartilhe

O que é equilíbrio para você? Conseguir fazer o ”4” após tomar 2 ou 3, quem sabe mais, latinhas de cerveja? Andar sobre o meio fio sem cair, como quando era criança? Fazer malabarismos com objetos diversos assim como aquelas pessoas que fazem seus shows nos semáforos? Bom, você não está errado. Tudo isso envolve equilíbrio. Mas eu quero trazer um sentido mais figurado aqui. Equilíbrio é tudo aquilo que apresenta harmonia, cujo estado é estável.

Vejam só. Tudo o que foi dito aqui em colunas passadas sobre alimentação saudável, ingestão de água, respirar ar puro, ter contato com o sol, praticar atividade física, repousar, em tudo deve existir equilíbrio. Devemos fazê-los na medida certa, ou seja, sem exageros. Para atingirmos esse objetivo, é necessário mudança de hábitos, tornando-os mais temperantes.

Hábitos são difíceis de serem mudados. Existe uma teoria de mudança de comportamento proposta pelo Modelo Transteórico (MTT) que apresenta 5 estágios para alcançar essa mudança. São eles:

– Pré-contemplação: não se considera a possibilidade de mudança;
– Contemplação: admite o problema mas ainda não vê necessidade de mudança (ambivalência);
– Preparação: caracteriza-se pelo início das mudanças. Aqui há planejamento;
– Ação: investe nas ações que promovem mudanças;
– Manutenção: mantém ganhos e previne recaídas.

Obviamente, existem sucessos e retrocessos ao longos desses estágios. O segredo é persistir e, sempre que necessário, buscar auxílio. Além disso, durante a tentiva de mudança de um comportamento indesejado, a pessoa deve enfrentar o problema em foco, nuca fugir dele. O interessante é que cada passo dado, cada pequeno sucesso traz confiança da pessoa em si. Isso é o que chamamos de emponderamento, na área da saúde. A pessoa então torna-se protagonista de sua vida.

Precisamos ganhar maior controle sobre decisões e ações que afetam a nossa saúde. Significa dizer que devemos estar aptos a fazer nossas próprias escolhas e aprender a fazer nossa autogestão em saúde.

Algumas dicas práticas: evite sobrecarga de trabalho ou estudo, mas não exagere no tempo de lazer; mesmo práticas saudáveis, faça-as com equilíbrio; abandone certas drogas lícitas ou ilícitas, pois são devastadoras para a mente e corpo; tire tempo para a boa leitura, especialmente para ler a bíblia, e medite sobre o que foi lido.

Eu sou o Renan Carnaúba Teles, médico clínico geral que atua no contexto da atenção primária à saúde. Que Deus o abençoe e até a próxima oportunidade.

Referências:
https://www.adventistas.org/pt/saude/8-remedios-naturais/. Acesso em 07/02/2023.
Gusso G, Lopes JMC, Dias LC, organizadores. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática.
Porto Alegre: Artmed; 2012. Capítulo 75:Estratégias comportamentais e de motivação para mudanças de hábitos de vida voltados para a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *