Recentemente vários jornais internacionais publicaram que o Talibã proibiu a venda de anticoncepcionais no Afeganistão, pois de acordo com o grupo radical, os métodos contraceptivos são uma estratégia do mundo ocidental para controlar a população muçulmana. Líderes extremistas adoram uma teoria da conspiração. Eles realmente acreditam nisso! E isto é muito perigoso.
Durante a pandemia de Covid-19, todos nós lemos ou ouvimos falar de várias teorias da conspiração relacionadas às vacinas. Algumas delas completamente absurdas (mas que por incrível que pareça muitos ainda acreditam!), tais quais: as vacinas contêm chips que controlam a mente dos vacinados, ou as vacinas mudam o DNA das pessoas etc. O pior disto tudo é que uma teoria da conspiração pode prejudicar a saúde das pessoas ou até mesmo levá-las à morte. Em alguns casos, à morte de milhares.
A Bíblia tem um exemplo interessante de uma teoria da conspiração que provocou uma guerra e a morte de muitas pessoas. O recém coroado rei de Israel, Davi, recebeu a notícia de que um amigo, Naás, rei de Amom, havia morrido. A história se encontra no livro de II Samuel, capítulo 10. O rei Davi resolve enviar uma comitiva para prestar condolências à família enlutada. Os príncipes de Amom, porém, criaram imediatamente uma teoria da conspiração, que lemos no verso 3:
Mas os príncipes dos filhos de Amom disseram a seu senhor, Hanum: Pensas que, por Davi te haver mandado consoladores, está honrando a teu pai? Porventura, não te enviou ele os seus servos para reconhecerem a cidade, espiá-la e destruí-la? 2 Samuel 10:3
Hanum, agora novo rei devido ao falecimento do seu pai, acredita imediatamente nessa teoria da conspiração, toma os servos de Davi e os humilha da pior maneira possível para os costumes da época, ou seja, raspando-lhes a barba, rasgando-lhes as roupas e os mandando semi-nus de volta para Israel.
Como sempre acontece com teorias da conspiração assim como com mentiras, elas não vêm sozinhas, mas sempre acompanhadas. Agora, o rei Hanum acredita que Davi estava se preparando para atacá-lo, e isto é mais uma teoria da conspiração infundada inserida no relato, pois o texto mostra que Davi não reagiu à humilhação que seus servos sofreram.
O rei de Amom convoca um exército de milhares de homens, com a ajuda de reinos vizinhos para uma guerra que ele próprio acreditava ser a vítima! Por fim, os filhos de Amom são derrotados com o próprio país destruído e levaram à destruição também os reinos que o apoiaram. Toda essa desgraça poderia ter sido evitada se o rei Hanum tivesse feito uma pergunta que toda pessoa deve fazer diante de uma teoria da conspiração:
Onde estão as evidências? Esta simples pergunta pode nos livrar de muitos problemas!