A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), obteve mais duas importantes aprovações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) a projetos de requalificação de espaços públicos localizados em áreas tombadas. Os planos para revitalização da Estação Ferroviária Nova e da Praça Clementino Procópio foram deferidos pelo órgão estadual, informação confirmada nesta segunda-feira (3), pelo secretário de Planejamento do município, Felix Araújo Neto, após uma reunião com a presidente do Instituto, Tânia Maria Nóbrega, em João Pessoa.
O Iphaep considerou que o projeto de requalificação da Praça Clementino Procópio, localizada no centro de Campina Grande, preserva sua configuração original, garantindo a manutenção dos espaços, recuperação do mobiliário urbano, calçadas, paisagismo e imóveis históricos. Já o projeto para a Estação Nova, no bairro Quarenta, recebeu parecer favorável com algumas recomendações técnicas, respeitando as diretrizes de preservação patrimonial.
O secretário Felix Araújo Neto celebrou as aprovações e destacou o trabalho da equipe da Seplan no desenvolvimento dos projetos.
“São duas excelentes notícias para Campina Grande, pois são projetos que transformarão a paisagem urbana e trarão mais qualidade de vida à população. As requalificações da Estação Nova e da Praça Clementino Procópio eram sonhos antigo dos campinenses e agora serão concretizados no segundo mandato do prefeito Bruno Cunha Lima. Parabenizo toda a equipe da Seplan, especialmente os arquitetos liderados pelo secretário executivo Túlio Duda, pelo trabalho técnico de excelência, e agradeço ao Iphaep pela análise criteriosa e aprovação dos projetos”, ressaltou.
A reunião contou com a presença da presidente do Iphaep, Tânia Maria Nóbrega, e parte da equipe técnica do Instituto, além do secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto; do secretário executivo, Túlio Duda; do gerente de Projetos da Seplan, Jhonnathas Lima; da assessora de gabinete da Seplan, Thamys Alves; e dos arquitetos Manoel Belisário e João Luiz, representantes da empresa vencedora do concurso de projetos para a requalificação da Feira Central.
Outras aprovações
Na mesma reunião, o Iphaep também confirmou a aprovação do projeto de requalificação do Cassino Eldorado, localizado na Feira Central e tombado como patrimônio histórico. O projeto agora está sendo analisado pelo Conselho do Instituto, antes da liberação definitiva.
Outro avanço importante ocorreu em 2022, quando a Prefeitura de Campina Grande conseguiu a aprovação do Iphaep para a requalificação do Cine Capitólio, após mais de duas décadas de impasses. O projeto foi viabilizado graças ao diálogo contínuo entre a Secretaria de Planejamento e o Instituto, permitindo a adequação da proposta às exigências técnicas e legais de preservação do patrimônio histórico.
Atualmente em execução, a obra transformará o espaço no “Capitólio da Educação”, um centro voltado à cultura e ao ensino, financiado com recursos da Secretaria de Educação. O Cine Capitólio está situado na Praça Clementino Procópio, que teve sua requalificação aprovada pelo Iphaep nesta segunda-feira (3).
*Com Codecom