Setembro Amarelo: começam nesta terça-feira inscrições para simpósio de abertura da campanha

Por: Redação*
Postado 26/08/2025
Compartilhe
O I Simpósio Linha de Cuidado: Manejo de Crise em Saúde Mental será realizado no auditório da OAB, no dia 3 de setembro – Arte: Codecom

A partir desta terça-feira, 26, estão abertas as inscrições para os interessados em participar da abertura da campanha Setembro Amarelo em Campina Grande. Trata-se de uma ação de conscientização sobre a valorização da vida, o cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. A campanha, neste ano, chama a atenção para a intervenção nas crises e serão desenvolvidas várias ações ao longo do mês.

A abertura será realizada no auditório da OAB Subsecção Campina Grande, no dia 3 de setembro, às 17h30, com o I Simpósio Linha de Cuidado: Manejo de crise em Saúde Mental. A programação é voltada aos profissionais de saúde mental.

O Simpósio contará com a apresentação da poetisa e enfermeira do Caps AD, Anne Karollyne; do médico psiquiatra do SAMU Douglas Serrano, que falará sobre o tema “Emergências em Saúde Mental: o que exige ação imediata? O que é crise em saúde mental e o que não é?”; do médico psiquiatra de vários serviços municipais de saúde, Clóvis Monteiro, com a palestra “Atendimento em crise – fluxo, avaliação e conduta interdisciplinar”; da psicóloga Glaucia Thaís Justiniano, com a apresentação oral “Outros ângulos – novos olhares sobre a crise em Saúde Mental”; e do advogado Braulio Lira, falando sobre “Breve análise sobre aspectos jurídicos da Reforma psiquiátrica e seus impactos nas internações”.

Os interessados devem fazer a inscrição para participarem do evento por meio do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesWf3YOGqKsZlPG0G9yadnQh0n3EKftv-TdLrgLZYgEGTS6Q/viewform?usp=dialog.

“O tema deste ano chama a atenção para a necessidade do conhecimento sobre a intervenção nas crises de saúde mental. Muito se fala sobre a promoção à saúde mental, mas é essencial saber como agir e intervir nas crises que geram riscos reais e eminentes à vida das pessoas. Queremos trazer este alerta importante”, disse a secretária executiva de Saúde Mental, a doutora em Psicologia, Lívia Sales Cirilo.

Ao longo do mês serão desenvolvidas em todos os serviços municipais de saúde. No dia 26 será o encerramento, no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), com a ação “Abraço pela Vida”, data também em que será promovida a segunda corrida “Mental Run”.

*Com Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *