Filme Brasileiro, “Limite”, Quase Uma Lenda, no Cineclube Memorial

Por: Caio Márcio
Postado 03/12/2023
Compartilhe

Nesta terça-feira, 5 de dezembro, o Cineclube Memorial (Av. Getulio Vargas, 344) promove a penúltima sessão do ano exibindo o filme “Limite”, dirigido por Mario Peixoto.

Lançado em 1931, inclusive com exibições na Europa, o filme “Limite” é uma obra de vanguarda que apresenta ricas alternativas de narração, ritmo, fotografia e montagem. Considerado perdido até os anos 1960, o filme se tornou uma lenda e muitos pensavam que ele não existia.

O trabalho é considerado uma das obras-primas do cinema brasileiro. Em 2007, foi exibido no festival de Cannes e fez parte dos filmes selecionados para a World Cinema Foundation, fundada por Martin Scorsese. No mesmo ano, David Bowie escolheu “Limite” como o único filme brasileiro entre seus dez favoritos da América Latina para a High Line Festival, mostra cinematográfica que tinha o artista como curador.

“Limite” permanece até hoje como um filme muito além do seu tempo, sua atualidade em termos de linguagem cinematográfica é impactante.

A sessão de “Limite” terá como convidado especial para o debate o médico-psiquiatra Edmundo Gaudêncio.

Antes do filme “Limite” será exibido o curta-metragem “Gago Apaixonado” de Romero Azevedo.

A entrada é franca. Disponibilidade de assentos (45 lugares) por ordem de chegada.

O Cineclube Memorial é coordenado pela professora Eneida Maracajá, fundadora do Festival de Inverno de Campina Grande, do Instituto Solidarium e do projeto sócio educacional Tamanquinhos das Artes; curadoria de programação e debates do professor, crítico cinematográfico e cineasta Romero Azevedo, da Academia Paraibana de Cinema. Assessoria técnica e divulgação: Caio Márcio.

Siga-nos no Instagram: @cineclubememorial

Participe de Cinema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *